---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Infraestrutura Social

Publicado em 12/06/2014 às 09:10 - Atualizado em 06/04/2017 às 12:10

Principais Dados Principais Dados do Município de Ascurra      Principal atividade econômica: agricultura População: 7.500 habitantes Colonização: italiana Localização: Médio Vale do Itajaí, na microrregião de Blumenau, a 200km de Florianópolis. Área: 119Km2 Clima: Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 19,7º. Altitude: 83 metros acima do nível do mar. Cidades próximas: Rodeio, Ibirama, Indaial, Benedito Novo, Timbó, Blumenau.  REFERENTE A POPULAÇÃO

Referente a população 

 

 

 

A população total do Município, segundo o IBGE, era de 7.500  habitantes no ano de 2.006, sendo 3.700 homens e 3.800 mulheres, sendo que destes, 76,30% residem na Zona Urbana e 23,70% na Zona Rural. Segundo o FECAM no ano de 2017 a população seja de em média 7829 habitantes.
  ASPECTOS SÓCIO-ECONOMICOS ASPECTOS SÓCIO-ECONOMICOS     Analisando a mobilidade da população economicamente ativa, constata-se uma crescente perda de representatividade do setor primário em relação aos demais setores. Atualmente a mão de obra está assim dividida:§     62% da mão de obra destina-se à indústria;§     16% da mão de obra destina-se à agricultura;§     22% da mão de obra destina-se à prestação de serviços. Constata-se desta forma uma forte tendência de deslocamento da população da área rural para a área urbana.Ascurra apresenta uma excelente mão de obra, seja masculina ou feminina, e isso faz que este contingente vá para outros centros em busca de colocação.Para atingir o nível de pleno emprego, são necessários a criação imediata de 500 empregos, com atividades que absorvam com maior intensidade a mão de obra masculina.Ressalta-se ainda, que cada ano os setores públicos e privados deverão gerar um mínimo de 60 novos empregos no município para absorver o novo contingente de trabalhadores que estão em idade de trabalho, contribuindo desta forma, para evita o êxodo desses jovens para outros centros maiores, modificando desta maneira a realidade do município. O movimento econômico pode assim ser dividido:§    Agricultura:    05%;§     Comércio:       30%§     Indústria:        65%   

 A AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE ASCURRA  

A área do município, com 119 km2, possui 303 propriedades rurais, exploradas em regime de economia familiar, convivendo lado a lado com a indústria e distribuídas em 08 comunidades rurais: Ribeirão São Paulo, Saxônia, Vila Nova, Ilze Grande, Ilze Estrada Geral, Ribeirão Santa Bárbara, Guaricanas I e Guaricanas II.A população rural é estimada em 1550 habitantes, ou seja, 22,40% da população total. Cerca de 240 famílias residem no meio rural, sendo que 40% dividindo suas atividades entre a indústria e as respectivas propriedades.A agricultura tem com grande atividade econômica, o cultivo do arroz irrigado, onde a produtividade média é de 7.000 Kg/Há, podendo chegar a 8.000 Kg/Há em algumas propriedades com maior investimento em tecnologia.Outras atividades como: cultivo de milho, banana, fumo, mandioca, batata-doce, oleicultura, fruticultura, apicultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, vinicultura e reflorestamento são desenvolvidos em escala menor, sendo consideradas atividades de subsistência, salvo exceções, onde predominam como atividades econômicas da propriedade.

 

Aspectos Gerais ASPECTOS GERAIS COM ABRANGÊNCIA 

RURAL E URBANA  

1 – ESGOTO O sistema de esgoto é feito em parte junto a rede de esgoto fluvial, isto seria em torno de 50% das residências, 40% através de fossas sépticas e sumidouros e 10% a céu aberto, onde a prefeitura tem pro prioridade até 2004 regularizar todas as residências, para que haja um tratamento adequado. 

2 – LIXO A coleta de lixo é diária feita por caminhões da Prefeitura, e depositado em um Aterro Sanitário da cidade de Timbó. 

3 – ENERGIA ELÉTRICA O órgão responsável pela distribuição de energia elétrica no município é a CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina – onde 99 % da população tem acesso.O município não enfrenta maiores dificuldades com a falta de energia, sendo que a subestação supridora de energia elétrica esta localizada em Timbó (distante 25 Km) e sua capacidade transformadora é de 40,50 MVA (Megavolt Amper), o que capacita o município de Ascurra a receber a implantação de empresa de médio e grande porte. 

4 – TRANSPORTE O sistema de transporte assume uma grande importância, pois é através dele que é escoada toda a produção.O Município conta com 98 Km de estradas, muito bem conservadas, sendo que 40% estão pavimentadas e há projetos para pavimentar mais 20% na atual gestão. Ascurra é cortada em 4 Km pela Rodovia BR 470, sendo a sua principal ligação com os demais municípios da região e conseqüentemente de escoamento da produção local.O aeroporto de navegantes fica distante aproximadamente 90 Km, sendo que o deslocamento de carro do município até o local demora em torno de 70 minutos, graças as boas condições das rodovias.A distância aos portos de Itajaí e São Francisco do Sul são de aproximadamente 100 e 130 Km, respectivamente, onde são dois grandes terminais de carga e descarga de produtos nacionais e importados.Não há sistema de transporte coletivo urbano, sendo que as empresas de ônibus prestam serviços para transporte de alunos e empregados à empresas. Existem linhas freqüentes de passageiros intermunicipais, com transporte para Blumenau, Rodeio, Timbó, Rio do Sul, Indaial, Lages, Joinville, Presidente Getúlio, Balneário Camboriú e Itajaí.O transporte Interestadual é feito através de ligações via Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Rio do Sul e Lages.  

5 – TELECOMUNICAÇÕES 

O serviço de telecomunicações é realizado no município através da operadora Brasil-Telecom, para telefones fixos, onde conta com aproximadamente 2.400 linhas e a demanda é maior que a procura. A Telefonia celular é feita pelas prestadoras TIM, Global-Telecom, Claro e Vivo, onde estão instaladas 01 antena de cada prestadora e a transmissão e recepção são excelentes. Existem instalados no município aproximadamente 5.000 telefones celulares.

 

6 – SEGURANÇA Ascurra disponibiliza de um bom sistema de segurança, sendo que as ocorrências são praticamente 0 (zero), havendo somente pequenos problemas que são comuns. O índice de homicídio é também 0 (zero) nos últimos 06 anos.Existe um destacamento da Rádio Patrulha, Delegacia de Polícia e Corpo de Bombeiros Voluntários, sendo que está sendo estudada e planeja a implantação da Polícia de Bairros, onde as Associações de Moradores fariam escalas de plantões em seus Bairros para agilizar quando houver a necessidade de acionar as polícias e bombeiros.  

7 – ABASTECIMENTO DE ÁGUA O serviço de abastecimento de água é feito pela CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – cujo sistema de captação é feito no Rio Itajaí-Açu no município de Ascurra e abastece ainda a cidade de Rodeio.Não há problemas de falta de água, sendo que 95% dos estabelecimentos e residências no município estão servidos de água tratada e o restantes são abastecidos com nascentes, poços e poços artesianos. 

8 - JUSTIÇA  No ano de 2004, foi instalada em nosso Município a sede da Comarca abrangendo os Município de Rodeio e Apiúna.Contamos também com o cartório de Registro de Imóveis e Títulos e Documentos.