Aspectos Gerais

ASPECTOS GERAIS COM ABRANGÊNCIA

RURAL E URBANA  

1 – ESGOTO O sistema de esgoto é feito em parte junto a rede de esgoto fluvial, isto seria em torno de 50% das residências, 40% através de fossas sépticas e sumidouros e 10% a céu aberto, onde a prefeitura tem pro prioridade até 2004 regularizar todas as residências, para que haja um tratamento adequado. 

2 – LIXO A coleta de lixo é diária feita por caminhões da Prefeitura, e depositado em um Aterro Sanitário da cidade de Timbó. 

3 – ENERGIA ELÉTRICA O órgão responsável pela distribuição de energia elétrica no município é a CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina – onde 99 % da população tem acesso.O município não enfrenta maiores dificuldades com a falta de energia, sendo que a subestação supridora de energia elétrica esta localizada em Timbó (distante 25 Km) e sua capacidade transformadora é de 40,50 MVA (Megavolt Amper), o que capacita o município de Ascurra a receber a implantação de empresa de médio e grande porte. 

4 – TRANSPORTE O sistema de transporte assume uma grande importância, pois é através dele que é escoada toda a produção.O Município conta com 98 Km de estradas, muito bem conservadas, sendo que 40% estão pavimentadas e há projetos para pavimentar mais 20% na atual gestão. Ascurra é cortada em 4 Km pela Rodovia BR 470, sendo a sua principal ligação com os demais municípios da região e conseqüentemente de escoamento da produção local.O aeroporto de navegantes fica distante aproximadamente 90 Km, sendo que o deslocamento de carro do município até o local demora em torno de 70 minutos, graças as boas condições das rodovias.A distância aos portos de Itajaí e São Francisco do Sul são de aproximadamente 100 e 130 Km, respectivamente, onde são dois grandes terminais de carga e descarga de produtos nacionais e importados.Não há sistema de transporte coletivo urbano, sendo que as empresas de ônibus prestam serviços para transporte de alunos e empregados à empresas. Existem linhas freqüentes de passageiros intermunicipais, com transporte para Blumenau, Rodeio, Timbó, Rio do Sul, Indaial, Lages, Joinville, Presidente Getúlio, Balneário Camboriú e Itajaí.O transporte Interestadual é feito através de ligações via Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Rio do Sul e Lages.  

5 – TELECOMUNICAÇÕES 

O serviço de telecomunicações é realizado no município através da operadora Brasil-Telecom, para telefones fixos, onde conta com aproximadamente 2.400 linhas e a demanda é maior que a procura. A Telefonia celular é feita pelas prestadoras TIM, Global-Telecom, Claro e Vivo, onde estão instaladas 01 antena de cada prestadora e a transmissão e recepção são excelentes. Existem instalados no município aproximadamente 5.000 telefones celulares.

6 – SEGURANÇA Ascurra disponibiliza de um bom sistema de segurança, sendo que as ocorrências são praticamente 0 (zero), havendo somente pequenos problemas que são comuns. O índice de homicídio é também 0 (zero) nos últimos 06 anos.Existe um destacamento da Rádio Patrulha, Delegacia de Polícia e Corpo de Bombeiros Voluntários, sendo que está sendo estudada e planeja a implantação da Polícia de Bairros, onde as Associações de Moradores fariam escalas de plantões em seus Bairros para agilizar quando houver a necessidade de acionar as polícias e bombeiros.  

7 – ABASTECIMENTO DE ÁGUA O serviço de abastecimento de água é feito pela CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – cujo sistema de captação é feito no Rio Itajaí-Açu no município de Ascurra e abastece ainda a cidade de Rodeio.Não há problemas de falta de água, sendo que 95% dos estabelecimentos e residências no município estão servidos de água tratada e o restantes são abastecidos com nascentes, poços e poços artesianos. 

8 - JUSTIÇA  No ano de 2004, foi instalada em nosso Município a sede da Comarca abrangendo os Município de Rodeio e Apiúna.Contamos também com o cartório de Registro de Imóveis e Títulos e Documentos.



Aspectos Gerais





Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Ascurra.