Cidade Empreendedora
Seminário de Diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ascurra é realizado.

Publicado em 30/09/2021 às 14:36 - Atualizado em 30/09/2021 às 14:36

O município de Ascurra está construindo o seu Plano de Desenvolvimento Econômico. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Ascurra, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae, por meio do projeto Cidade Empreendedora. Nesta última quarta-feira, 29, aconteceu o Seminário de Diagnóstico do PEDEM.

Participaram deste evento o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, o Secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaello Furlani Destéfani, o representante do setor de compras da Prefeitura, Gilson Luiz Giosele, os vereadores Gilberto Felippi, Luiz Gadotti, Maicon Possamai, Marcio da Costa, Patrícia Bassani e Rosangela Debarba, além de empresários locais. A apresentação foi conduzida pelo Consultor Credenciado do Sebrae, Rafael Silva Clauberg.

O Plano de Desenvolvimento Econômico, ou simplesmente PEDEM, é um documento que tem como objetivo buscar o desenvolvimento sustentável através do aproveitamento ideal das potencialidades fortalecendo as vocações locais. Este plano é elaborado através de um trabalho participativo, com representantes do setor público e privado da comunidade.

O PEDEM de Ascurra irá traçar um plano de ação para fortalecer os eixos estratégicos de desenvolvimento do município pelos próximos 10 anos. O plano é elaborado por meio de algumas etapas. Antes do lançamento oficial, aconteceu a confecção do diagnóstico econômico da cidade, onde o consultor do Sebrae realizou entrevistas com a comunidade empresarial.

Com o Seminário de Apresentação do diagnóstico, acontece a formação do grupo gestor do PEDEM, Seminário de Planejamento dos Eixos Prioritários, o desdobramento destes planejamentos e, então, a elaboração do PEDEM e a apresentação do documento para a comunidade.

Mas o processo não finaliza com a entrega do PEDEM. Após a finalização do Plano, acontecem as reuniões de implementação e monitoramento. Você pode conferir a matéria completa em nosso site.