Cidade Empreendedora
Ascurra inicia planejamento para implantação de Aceleradora de MEI’s

Publicado em 01/09/2021 às 10:54 - Atualizado em 01/09/2021 às 11:25

Em conjunto com consultores do Sebrae/SC, a prefeitura de Ascurra já iniciou o desenvolvimento da Aceleradora de MEI’s, um programa de capacitação voltado ao empreendedor local. A ação, que acontece ainda neste ano, atua com três distintas fases, cada uma delas com foco temático nas vertentes do empreendedorismo, são elas: o eu como empreendedor, meu negócio e o crescimento. As atividades trabalham metodologias orientadas para o progresso individual de cada microempreendedor.

Além disso, a partir de setembro os empreendedores de Ascurra também poderão contar com apoio da Sala do Empreendedor, um ambiente que prestará gratuitamente diversos serviços voltados à desburocratização e ao avanço do cenário econômico da cidade. A inauguração acontece no dia 13, no espaço físico que está localizado anexo à prefeitura.

Entre as atividades prestadas pela Sala do Empreendedor estão a formalização gratuita e simplificada do certificado de Microempreendedor Individual (MEI), alteração dos dados cadastrais, emissão de DAS, nota fiscal eletrônica, declaração anual do Simples Nacional (DASN), consultorias especializadas, entre outros.

Para o prefeito, Arão Josino, a implementação da Sala do Empreendedor trará facilidades para a vida dos empreendedores que poderão contar com um suporte personalizado às suas demandas. “Essa é uma conquista importante para o empreendedorismo local, que terá todo suporte necessário de uma maneira mais próxima e acessível. Acreditamos que apoiar nosso empreendedor é investir na economia do município, promovendo oportunidades que fomentem o crescimento coletivo”, diz.

A solução Aceleradora de MEI’s, assim como a Sala do Empreendedor, são oriundas da parceria entre a prefeitura de Ascurra e o Sebrae/SC, por meio do programa Cidade Empreendedora, firmada no início deste ano. Além desta, outras ações voltadas ao fomento de um ambiente de negócios devem ser implementadas nos próximos dois anos.