Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura
ATENÇÃO AGRICULTOR! RENAGRO passa a ser obrigatório para máquinas agrícolas.

Publicado em 05/10/2022 às 15:16 - Atualizado em 05/10/2022 às 15:19


Créditos: PMA Baixar Imagem

Em 2022, foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas, mais conhecido como RENAGRO. Este cadastro é obrigatório para todos os tratores e máquinas agrícolas que transitam em via pública. Este é um cadastro gratuito, sem licenciamento anual e sem emplacamento.  

 

Ficou sabendo? Chegou a plataforma "Ascurra mais Empregos".     

 

Entre outros objetivos, esta ação visa aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências envolvendo esse tipo de maquinário. Este registro busca criar uma base de dados com informações dos veículos agrícolas em nível nacional. Dessa forma, ao realizar o cadastro, o agricultor recebe o documento Renagro, que serve para certificar a posse do seu veículo, trazendo mais segurança também para as operações de compra e venda destes maquinários.    

 

Quer receber as notícias da Prefeitura de Ascurra no seu celular? Entre para o grupo de notícias no Whatsapp CLICANDO AQUI.      

 

Como fazer o Renagro?    

  1. Acesse o site www.idagro.com.br ou baixe o aplicativo ID Agro.
  2. No aplicativo, faça o seu pré-cadastro com os documentos e informações solicitadas.
  3. Após realização da análise documental, que inclui a verificação do registro de propriedade do trator ou da máquina agrícola, o produtor terá acesso ao seu documento Renagro. Esse processo é todo feito por meio de uma plataforma eletrônica do governo federal.

 

 

O Renagro é regulamentado pela Lei 13.154/2015. Caso o trator ou máquina agrícola esteja transitando em via pública e não tenha o registro do MAPA, estará sujeito a medidas administrativas aplicadas aos veículos de passeio que transitam sem o CRLV.    

 

Texto: Richard Ferrari/Assessoria PMA.

 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias e novidades da Prefeitura de Ascurra, a cidade mais Simpática do Vale Europeu!

 

PREFEITURA DE ASCURRA NO INSTAGRAM | PREFEITURA DE ASCURRA NO FACEBOOK