Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Gabinete do Prefeito
Prefeito de Ascurra participa de missão internacional.

Publicado em 24/11/2022 às 10:42 - Atualizado em 24/11/2022 às 10:42


Créditos: Divulgação/Projeto Inovajuntos Baixar Imagem

Por iniciativa da União Europeia, um grupo de prefeitos e técnicos brasileiros participam nesta semana do programa Inova Juntos em Portugal. O objetivo é desenvolver políticas públicas em cooperação entre 40 municípios, sendo 20 brasileiros e os demais internacionais. Nessa etapa 14 prefeitos participam dos encontros com foco em inovação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade. De Santa Catarina estão os prefeitos Arão Josino, de Ascurra, e Ercio Krieck, de Pomerode, que representam seus municípios, a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI). 

 

Ficou sabendo? Chegou a Plataforma Ascurra mais Empregos.

 

Esta etapa em Portugal é uma continuidade das atividades que começaram em maio, no Brasil, que levou uma comitiva portuguesa para conhecer e discutir as iniciativas dos parceiros brasileiros. A agenda de reuniões, organizada pela Universidade de Coimbra e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), iniciou no domingo e na segunda-feira a comitiva foi recebida pelo Prefeito de Lisboa, Carlos Moedas. Na capital portuguesa, as agendas tiveram como objetivo central a inovação e participação popular nas tomadas de decisão. 

 

Na terça e quarta-feira os prefeitos e técnicos conheceram Covilhã, onde tiveram contato com políticas públicas de preservação das florestas, desenvolvimento do turismo rural e ações de incentivo à permanência dos jovens nas comunidades do interior. A programação acontece agora em Coimbra, numa das Universidades mais antigas do mundo. Durante toda a programação os municípios e instituições envolvidas iniciam processos de cooperação para execução de programas públicos.

 

Quer receber as notícias da Prefeitura de Ascurra no seu celular? Entre para o grupo de notícias no Whatsapp CLICANDO AQUI.

 

Entre os temas abordados nesta integração estão a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da nova Agenda Urbana, o desenvolvimento regional e consórcios, cidades verdes e mudanças climáticas e espaços inclusivos de inovação cultural e social.

 

Prefeito de Ascurra e também presidente da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), Arão avalia como muito positiva essa troca de experiências no exterior. “Essa tem sido uma experiência importante para compartilhar os desafios da administração pública e buscar soluções. Inovar é desenvolver mudanças que melhorem a qualidade dos serviços. Aqui em Portugal estamos conhecendo inúmeras ações que podem ser usadas como referência em nosso município” - destacou. 

 

O Programa Inovajuntos

 

‍O Projeto InovaJuntos é desenvolvido desde 2020 com financiamento da União Europeia e coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil) e Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra). A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais, buscando uma metodologia de inovação que tem o objetivo de encontrar soluções para os problemas reais encontrados na administração pública.

 

Representação do Vale Europeu

 

O Prefeito de Ascurra Arão Josino participa da missão como Presidente da AMVE e, também, representando o CISAMVI. Para acompanhar a programação, Arão Josino solicitou 15 dias de férias do cargo do Prefeito, passando a gestão da prefeitura para o vice-prefeito Soires Trentini.